Tudo que um casal precisa saber para comprar o primeiro imóvel

07 de dezembro de 2018

Ter uma casa própria é o grande desejo de muitos casais. Por isso, muitas pessoas passam anos juntando dinheiro e se planejando para comprar o primeiro imóvel e finalmente deixar de pagar aluguel.

Para não cair em armadilhas ou acabar fazendo um mau negócio durante a compra, é importante se atentar para vários quesitos, desde as condições de pagamento até a localização da casa ou do apartamento. Dessa forma vocês evitam arrependimentos ou prejuízos financeiros.

Se você e seu amor estão se preparando para comprar o primeiro imóvel e não sabem por onde começar, siga os 4 passos que nós indicamos a seguir e façam suas escolhas com segurança!

1. Façam um planejamento financeiro

Antes de dar o pontapé inicial na procura pelo imóvel, é importante fazer um planejamento financeiro e avaliar se é o momento certo para dar esse passo. Tenham em mente que comprar um imóvel é um grande investimento e que vocês precisará comprometer uma boa parte da sua renda com essa despesa.

Se possível, junte o máximo de dinheiro para dar de entrada e parcele o restante do valor. Essa opção reduz os custos com juros, que aumentam os seus gastos e podem estender o tempo de parcelamento. Uma boa dica é fazer simulações de financiamento na internet. Assim você pode ter uma noção do gasto mensal que você terá pagando as prestações.

Além do parcelamento, considere os custos extras que estão envolvidos na compra de um imóvel, como impostos, necessidade de reformas, condomínio, compra de mobília e decoração, por exemplo.

2. Pesquisem muitas opções para escolher o primeiro imóvel

Mesmo que vocês se apaixonem pelo primeiro anúncio que encontraram, não deixem de procurar outras opções. Fazendo essa pesquisa, vocês não correm o risco de se arrependerem por encontrar outro imóvel melhor ou mais barato depois de fechar um negócio.

Seguindo esse passo, vocês ainda têm a chance de comparar o custo- benefício das diferentes alternativas e analisar qual se adapta melhor à situação financeira de vocês e às suas atividades cotidianas, considerando questões como a proximidade do trabalho ou da escola dos seus filhos.

3. Visitem os imóveis que lhe agradaram

Uma das dicas mais importantes é visitar todos os imóveis que despertaram seus interesses. Afinal, vocês jamais devem fechar negócio sem ver com seus próprios olhos como estão as condições da construção.

Se estiverem procurando por imóveis usados — que costumam ser mais baratos do que os novos —, é primordial analisar a necessidade de possíveis reformas, o que aumentaria os custos da compra. Para evitar esse problema, verifique as instalações elétricas e hidráulicas e o estado do piso, das paredes e do telhado, entre outras estruturas.

4. Conheçam a região em que o imóvel está localizado

Além de todas as questões já citadas, é fundamental analisar a região em que o imóvel está localizado, levando em consideração o conforto, a segurança e as necessidades da sua família.

Por isso, não hesitem em perguntar aos vizinhos sobre as condições de segurança da região. Além disso, procurem saber sobre a oferta de transporte público nas proximidades e a existência de serviços fundamentais, como supermercados e farmácias.

Fonte: https://rankim.com.br/blog/tudo-que-um-casal-precisa-saber-para-comprar-o-primeiro-imovel/