28 de fevereiro de 2013

Motoristas que trafegam pela Marginal Oeste, em Balneário Camboriú, poderão encontrar a via em obras a partir da semana que vem. Um novo acesso à BR-101 será construído nas proximidades da faculdade Avantis e a obra deve durar 10 dias. Apesar disso, o secretário de Obras, Elton Garcia, acredita que a construção não trará prejuízos ao tráfego. 

A obra está autorizada e pode começar no início da semana que vem, segundo o secretário. O projeto prevê a construção de uma agulha de acesso a aproximadamente 50 metros da faculdade Avantis, conforme Elton. A abertura servirá para quem segue pela BR-101 em direção ao Sul do Estado, que antes entrava na rodovia pelo acesso a 2 quilômetros da saída da Avenida das Flores. 

O secretário de Planejamento, Auri Pavoni, explica que a obra tem como finalidade melhorar a saída de quem vai para o Sul. A obra estava prevista quando começou a reengenharia do sistema viário do município, no ano passado. 

Com a transformação das avenidas do Estado e das Flores em um binário (a primeira serve de acesso à cidade e a outra é via de saída), o fluxo ficou mais rápido na cidade, mas ainda há essa dificuldade no acesso à BR-101. Como devido a proximidade muitos motoristas utilizam a BR-101 como uma via municipal, as obras para tornar o fluxo contínuo em Balneário Camboriú tiveram de iniciar na rodovia. 

Para isso, foi necessária autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As mais relevantes alterações até agora foram os sentidos únicos nas avenidas das Flores e dos Estados. A primeira serve unicamente para a saída da cidade e a segunda para entrada de quem segue da BR. Além disso, o acesso ao Bairro Monte Alegre, em Camboriú, foi fechado. 

Vias de mão única 

Para aumentar a mobilidade dentro de Balneário Camboriú, a prefeitura estuda tornar duas vias de mão dupla em sentido único. São as ruas Biguaçu e Blumenau, no Bairro dos Municípios. Com a mudança a Rua Biguaçu fará a ligação da Quinta e Sexta avenidas, absorvendo maior volume de tráfego. A Rua Blumenau funcionará no sentido inverso. 

Deve ser feita uma consulta popular antes de efetivar a alteração. Outra intervenção anunciada é a alteração do sentido das ruas Agrolândia e Dom Henrique. A primeira receberá o fluxo de veículos que segue da região central para o bairro e a segunda direcionará o trânsito para a Marginal Oeste, Rua 3.100 e BR-101.

 

Créditos: Diário Catarinense
http://migre.me/dsycM