Preço dos imóveis devem continuar subindo em 2013

25 de novembro de 2012
 
A tendência para 2013 no mercado imobiliário nas capitais é que os preços continuem crescendo, é o que acreditam especialistas que acompanham o setor.
 
O professor de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Paulo Gala, crê que os preços dos imóveis, em geral, vão continuar subindo, mas num ritmo mais lento. “Os preços estão subindo mais lentamente e mesmo assim as pessoas ainda estão (e continuarão) comprando”, expõe o professor ao ressaltar os impactos na compra pelas ofertas de crédito imobiliário. 
 
Já o CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora, Alexandre Frankel, acredita que em 2013 os preços continuarão a subir, ao menos, durante o primeiro semestre. “O efeito da queda na taxa de juros só deve começar a ser sentido após os seis primeiros meses do próximo ano”, diz ele, comentando que somente num prazo mais longo os custos dos empréstimos deverão diminuir para os bancos, refletindo a queda da taxa Selic, que na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) foi reduzida de 7,5% para 7,25%.
 
Frankel diz não acreditar tanto nos impactos da redução da Selic num curto prazo, até por conta da alta demanda por novos empreendimentos nas capitais. “São Paulo e Rio, por exemplo, passam por um caso atípico de grandes capitais com dificuldades em colocar novos projetos no mercado, prejudicando assim a oferta que é bem menor que a demanda, gerando uma sustentação aos preços”, diz ele explicando que nos primeiros seis meses de 2013 a alta vai passar dos dois dígitos – de no mínimo 10%. Em setembro o preço dos apartamentos usados aumentou 0,9% em relação a agosto e o metro quadrado está custando em média R$ 6.862,00, conforme dados do indicador FIPE/Zap, baseado em seis capitais brasileiras. Estes são só mais alguns números que mostram o aumento dos preços.
 
Otimismo
 
A questão da contínua alta nos preços imobiliários dos últimos anos é polêmica. O professor Gala não se mostra pessimista e descarta a possibilidade de ocorrer formação de bolha no curto prazo. “As pessoas continuarão comprando imóveis, o crédito facilitou, é possível parcelar em 35, 40 anos e a porcentagem do PIB (Produto Interno Bruto) destinada ao crédito imobiliário ainda é baixa”, lembra ele citando que existem países com níveis maiores como é o caso da África do Sul (mais de 42%) e do Chile (mais de 18% do PIB). “Não dá para dizer que existe bolha. No médio e longo prazo pode até surgir problemas no setor, mas por enquanto não”, finaliza.
 
Autoria : Leandro Cardoso - http://imoveiscloud.wordpress.com/
 
Fonte :  SINDUSCON – ITAJAÍ

Obra para a readequação de acessos à cidade de Balneário

23 de novembro de 2012

A Secretaria de Obras da prefeitura começou a trabalhar, nesta terça-feira (20), na primeira etapa do projeto de readequação das vias de acesso a Balneário Camboriú. O projeto completo prevê a transformação da Avenida do Estado em sentido único em direção a região central, enquanto a Avenida das Flores absorverá o fluxo no sentido inverso em direção às marginais Leste e Oeste e BR-101. 

O prefeito Edson Piriquito determinou agilidade na implantação do novo binário, porque "cria nova dinâmica na mobilidade sem contratempos para a população fixa e turistas, que começam a chegar para a temporada". Ele também ressalta que "como nas intervenções anteriores, em diversas ruas e avenidas submetidas a reengenharia do sistema viário, a prioridade é a segurança no trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas". 

O secretário de Obras, Valmir Pereira, informou que a obra terá início com a criação de uma terceira pista no trecho da Marginal Oeste a partir da saída da BR-101/Sul, próximo ao elevado que leva à Avenida das Flores e também ao trevo da Integração, que distribui o fluxo para a Avenida do Estado e Quinta Avenida.  

Segundo Auri Pavoni, secretário de Planejamento, a prefeitura vai intensificar a obra para as alterações necessárias com cronograma que se estenderá até o dia 15 de dezembro. "Até este prazo será possível criar melhores condições de trafegabilidade, desafogando o trânsito para quem entra ou sai da cidade", explicou.

Descubra o que valoriza seu imóvel

13 de novembro de 2012

Seja na compra para uso próprio ou para investimento, vale a pena ter em mente as características que ajudam a mais tarde valorizar o imóvel na eventual venda ou aluguel da propriedade. Alguns fatores independem do perfil do morador, como , vista atraente, ausência de umidade e, na maior parte dos casos, facilidade de estacionamento.

Outras características tendem a mudar conforme o perfil sócio-econômico do comprador ou inquilino. “Moradores de imóveis de alto padrão tendem a preferir ruas residenciais e sossegadas, enquanto pessoas de menor renda buscam proximidade do transporte coletivo”, afirma José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

O valor do condomínio também é relevante, sobretudo nas propriedades mais baratas, em que taxas altas afugentam interessados. O número de vagas na garagem é outro fator que muda conforme a conta bancária – quanto maior a renda, mais vagas são exigidas.

Quer reformar? Antes de derrubar as paredes, saiba que nem toda obra conta pontos para comercialização. “Muitas das modificações estéticas são apenas para o próprio prazer, sem retorno financeiro”, afirma o arquiteto Saulo Szabó, do escritório Szabó e Oliveira Arquitetura. Ele exemplifica: “o comprador pode não se dispor a pagar a mais por piso de mármore caríssimo, até porque pode não gostar dele”.

Por isso, se o objetivo for ganhar mais na venda ou aluguel, ele recomenda investir no encanamento, rede elétrica, esquadrias de qualidade e, se for o caso, ar-condicionado. “Imóveis com boa infraestrutura valem mais”.


Fonte: Portal IG